Anvisa dá registro definitivo da vacina da Pfizer contra a covid-19

O avanço do COVID-19 no Brasil

Por Da Redação em 23/02/2021 às 11:21:03

Anvisa dá

registro

definitivo

da vacina da

Pfizer contra

a covid-19

A vial of the Pfizer/BioNTech Covid-19 vaccine is seen ahead of the first rollout of vaccinations at the Castle Hill Medical Centre in Sydney on February 21, 2021. (Photo by STEVEN SAPHORE / AFP) (Photo by STEVEN SAPHORE/AFP via Getty Images)
Vacina da Pfizer/BioNTech está sendo usada em diversos países do mundo, como Estados Unidos e Israel (Foto: STEVEN SAPHORE/AFP via Getty Images)

A aprovação, no entanto, não garante que o Brasil terá acesso ao imunizante da Pfizer/BioNTech. É o primeiro imunizante que recebe esse tipo de autorização de uso no Brasil. Os imunizantes da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac têm autorização emergencial.

Em nota, Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, afirmou que foram necessários 17 dias de análise por parte da agência reguladora para aprovar de forma definitiva a vacina da Pfizer. É o primeiro registro amplo feito nas Américas.

ANVISA INFORMA

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas", diz a nota.

Segundo Barra Torres, o imunizante "teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro". O diretor-presidente da Anvisa ainda declarou que espera que outras vacinas possam receber o registro definitivo rapidamente

Na última segunda-feira, 22, a empresa afirmou ao governo brasileiro que não aceita as exigências feitas pelo país para vender a vacina.

A empresa e o Ministério da Saúde não conseguiram solucionar o impasse em torno das cláusulas dos contratos para a comercialização do imunizante. A Pfizer não abriria mão de que o governo brasileiro se responsabilize por eventuais demandas judiciais decorrentes de eventuais efeitos adversos da vacina, desde que a Anvisa tenha concedido o registro ou autorizado o uso emergencial e temporário. Agora, a autorização é definitiva.

A vacina da Pfizer tem sido usada em diversos países, como Estados Unidos, Israel e Chile.

Fonte: Yahoo Press

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato