Documentário registra manifestações culturais ligadas à Festa de São Benedito, em Poços de Caldas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/05/2021 às 12:51:39
Pelo segundo ano consecutivo, festa não pôde acontecer devido à pandemia da Covid-19. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia da Covid-19, a tradicional Festa de São Benedito não vai acontecer em Poços de Caldas (MG). Mas, para marcar a data, a Secretaria de Cultura da cidade está produzindo um documentário sobre as manifestações culturais ligadas à festa.

Conforme a prefeitura, o documentário vai registrar a manifestação de fé, in loco e no tempo em que as coisas acontecem, de forma a produzir sentido para os agentes da cultura popular que perpetuam a tradição. A captação de imagens tem início na próxima semana, seguindo todas as medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

A Retirada dos Caiapós do Mato é uma das manifestações que serão registradas em documentário em Poços de Caldas

Prefeitura de Poços de Caldas

O vídeo vai registrar as principais ações da programação cultural da festa, como o Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato, a Missa Conga e Procissão Solene. O lançamento do documentário está previsto para até o final do mês de maio.

O objetivo é valorizar as manifestações da cultura popular local e conscientizar as novas gerações a respeito da importância da preservação da riqueza cultural do município, por meio do trabalho com a Festa de São Benedito e seus grupos tradicionais de Congada e Caiapó.

Segundo departamento, Festa de São Benedito acontece desde 1904 em Poços de Caldas

Prefeitura de Poços de Caldas

“O documentário vai mostrar que a nossa fé é verdadeira e está viva em nós, mesmo que a festa não aconteça. Nossa devoção estará registrada para que as gerações futuras saibam que a tradição dos Congos e Caiapós de Poços de Caldas se mantém firme, mesmo durante a pandemia”, ressaltou a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós, Lilia Regina Clementino.

De acordo com trabalho de pesquisa desenvolvido pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, a Festa de São Benedito é realizada desde 1904, na Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, primeiro nome da cidade. Mas as primeiras festas já aconteciam antes dessa data.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato