Clínica de dependentes interditada terá uma semana para transferir todos os internos em Passos, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/07/2021 às 15:47:38
Primeiro prazo venceu nesta quinta-feira (1º). Local foi interditado administrativamente, mas MP pede interdição judicial. Prazo para transferência de pacientes de clínica interditada de Passos vence nesta semana

O prazo para a transferência de pacientes da Clínica 12 Pilares, em Passos (MG), venceu nesta quinta-feira (1º). Agora, a instituição tem sete dias para efetuar o deslocamento de todos os internos. O local foi interditado administrativamente na última terça-feira (29) e o Ministério Público também solicitou uma interdição judicial no local.

Segundo o Ministério Público, a clínica foi interditada de forma administrativa, mas o MP também entrou com o pedido de interdição judicial e aguarda a decisão do juiz. De acordo com o promotor Márcio Kakumoto, o órgão está acompanhando as investigações e o processo de transferência de pacientes.

“A interdição administrativa foi feita pela Vigilância Sanitária Municipal e paralelo a isso existe um pedido do Ministério Público para que essa interdição seja feita também de forma judicial, o juiz ainda não decidiu e solicitou outras informações. O MP está acompanhando o desenrolar das investigações, acompanhando nos processos eu já tenho notado que há vários pedidos de autorização para que esses pacientes residentes da clínica interditada sejam encaminhados pra outras cidades,” disse.

Segundo o promotor de justiça, foram encontradas diversas irregularidades na clínica, mas não houve flagrantes e ninguém foi preso.

“Encontramos uma clínica que estava funcionando de forma irregular, ela tinha autorização pra fazer a internação de dependentes de drogas somente de forma voluntária e somente do sexo masculino e foram encontradas pessoas que estavam ali internadas involuntariamente, outras compulsoriamente, existia mulher ali também, existiam pessoas que possuíam problemas mentais e ela não tinha autorização para tal,” explicou.

Polícia Civil interdita clínica de dependentes químicos após agressões em MG

Cacá Trovó/EPTV

Agressões e interdição

A Clínica 12 Pilares ficou em evidência após imagens de um funcionário torturando um paciente virem à tona. As agressões registradas em vídeo e divulgadas no último dia 16 de junho mostram um paciente da clínica sendo agredido, enforcado com um mata-leão e até sendo sufocado com um saco plástico.

As agressões teriam acontecido em outubro do ano passado. As investigações começaram há cerca de três meses, mas os vídeos que mostram as agressões só vieram à tona agora. As imagens foram gravadas por outro funcionário da clínica.

A vítima teve que ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento por causa das lesões, segundo o boletim de ocorrência registrado sobre o caso.

O paciente disse à polícia que era ameaçado por funcionários e que as agressões são práticas comuns na clínica, com torturas físicas e psicológicas. O boletim cita ainda choques elétricos contra os internos da clínica.

Polícia Civil investiga caso de tortura de paciente internado em clínica de dependentes químicos em Passos

Reprodução EPTV

No dia 18 de junho, a Polícia Civil pediu a suspensão das atividades da clínica. Na ocasião, outro ex-paciente que também teria sido vítima das agressões já foi ouvido pela polícia.

Ainda conforme o delegado, em depoimento, a proprietária da clínica e o funcionário que aparece agredindo o paciente teriam assumido as agressões.

"A gente já tem confissões nos autos da própria proprietária, ainda que indiretamente confessa a sua participação, do indivíduo que estava com a camisa da Seleção Brasileira, da pessoa que filmou, que inclusive trabalha no Centro Socioeducativo, nós já pleiteamos a suspensão das atividades da clínica e também do indivíduo que trabalha no Centro Socioeducativo", disse o delegado.

O que diz a clínica

A Clínica Doze Pilares divulgou uma nota afirmando que repudia a prática de qualquer ato de violência e que os dois funcionários foram demitidos.

Na nota, assinada pela sócia da empresa, Gleida Dias Souza, ela diz que a clínica está à disposição para cooperar nos trabalhos de investigação.

O ex-funcionário da clínica, Rubens Oliveira, que aparece agredindo o paciente nas imagens, foi contactado pela EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, mas não respondeu aos questionamentos.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato