Pouso Alegre é a cidade há mais tempo sem mortes por Covid-19 entre as maiores do Sul de MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/04/2022 às 15:16:19
Município está há 24 dias sem óbitos pela doença. Passos não tem mortes há 17 dias, Poços de Caldas há 15 e Varginha há seis mortes Cidades do Sul de Minas não registram mortes por Covid-19 há alguns dias

Pouso Alegre está há 24 dias sem registrar mortes por Covid-19. A cidade é a que está há mais tempo sem óbitos pela doença entre os maiores municípios do Sul de Minas. Passos, Poços de Caldas e Varginha vêm na sequência como os municípios há mais tempo sem óbitos entre os maiores da região.

A última vez que Pouso Alegre teve uma morte pelo novo coronavírus foi em 19 de março. Um dos fatores que tem contribuído para isso é a cobertura vacinal da cidade.

Segundo a prefeitura, 60% da população já receberam a dose de reforço. Em relação às crianças, a cidade já aplicou pelo menos uma dose da vacina pediátrica em 60% deste público.

Passos

A segunda cidade, entre as maiores da região, que está há mais tempo sem mortes pela Covid-19 é Passos. A cidade registrou o último óbito no dia 26 de março. Já são 17 dias sem nenhuma morte pela doença.

A cidade tem registrado pouca adesão com a dose de reforço da Covid-19. Conforme a prefeitura, 54,39% da população com mais de 18 anos recebeu a dose.

O município também precisa avançar na vacina pediátrica. Segundo a administração municipal, 67% das crianças receberam uma dose do imunizante e 28% duas doses.

Pouso Alegre é a cidade há mais tempo sem mortes por Covid-19 entre as maiores do Sul de MG

Poços de Caldas

Desde 28 de março Poços de Caldas não registra nenhuma morte pelo coronavírus. São 15 dias sem óbitos e a vacinação também tem sido aliada nesta situação.

De acordo com a prefeitura, 92% da população com mais de 18 anos está imunizada com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A cidade também está adiantada em relação à vacinação pediátrica. Segundo a prefeitura, 71% das crianças já tomaram a 1ª dosa e 31% as duas doses.

Varginha

Não há registro de novas mortes por Covid-19 há seis dias em Varginha. A última morte foi no dia 6 de abril, mas a cidade já chegou a ficar 53 duas sem nenhum óbito pela doença, entre outubro e dezembro de 2021.

"É um momento extremamente positivo, com uma média móvel de casos baixíssima, com uma tendência real de queda diária no número de novos casos, de síndrome gripal e confirmação de Covid. Então, é um momento muito bom, até porque as perdas que tivemos são irreparáveis e gerou uma dor intensa em toda população, no serviço de saúde. Então, o momento é de uma tranquilidade maior", disse o superintendente da Covid-19 na cidade, Luiz Carlos Coelho.

O superintendente salientou que é preciso avançar na dose de reforço com a população com mais de 18 anos. Conforme a prefeitura, apenas 53% desta população recebeu o imunizante. O município está perto de 60% da aplicação da primeira dose pediátrica.

"É inegável que o papel da vacinação cumpriu a sua tarefa de minimizar o dano. A partir do momento em que a gente avançou na campanha de vacinação, passamos a ter uma redução de dano, uma diminuição da gravidade das internações e consequentemente dos óbitos. É por isso que intensificamos tanto essas campanhas de vacinação, principalmente com as doses de reforço para que a gente mantenha um nível de anticorpos na população idosa, que tem sido mais vulnerável às complicações e óbitos da Covid", falou.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato