Eleições 2022: mulheres são maioria e representam 53% do eleitorado de Passos, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 21/07/2022 às 19:44:38
Cidade possui 42 mil mulheres aptas a votar nas eleições de outubro. O eleitorado de Passos é formado em sua maior parte por mulheres. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, 53% das pessoas aptas a votar nas eleições deste ano na cidade são mulheres. Conforme o TSE, o municĂ­pio possui cerca de 42 mil mulheres eleitoras.

As mulheres são maioria, inclusive, no eleitorado de jovens com menos de 18 anos na cidade. São quase 400 mulheres entre os 618 jovens entre 16 e 17 anos com o tĂ­tulo de eleitor regularizado para o pleito de 2022.

"As redes sociais definitivamente contribuĂ­ram com isso, com a formação de grupos, a circulação de informações em espaços não tradicionais, o que também contribuiu para essa formação polĂ­tica jovem recente", destacou a professora de sociologia da UEMG, FlĂĄvia Paniz.

Passos tem mais de 80 mil eleitores, sendo que 22 pessoas vão votar com nome social e 366 possuem alguma deficiĂȘncia. Conforme a professora, as mulheres tĂȘm ganhado cada vez mais espaço no meio polĂ­tico.

"O fato de que hĂĄ mais representantes mulheres dentro da polĂ­tica, tanto no cenĂĄrio local como no nacional, com certeza impacta no interesse das mulheres na polĂ­tica também. As agendas polĂ­ticas que interessam diretamente às mulheres também promovem isso. E, com certeza, a formação de redes de movimentos sociais, organizações locais, colisões, tudo isso contribuiu por um interesse coletivo na polĂ­tica", disse.

Eleições 2022: mulheres são maioria e representam 53% do eleitorado de Passos, MG

Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação

Um desses exemplos é a vendedora Kerolayne dos Santos Batista. Ela tirou o tĂ­tulo de eleitor com 16 anos e desde então participa das eleições.

"Com 16 anos eu jĂĄ tirei meu tĂ­tulo de eleitor, porque eu achei importante a minha participação. E também acho importante para todos os jovens participar mais da polĂ­tica, votar. Precisamos ter mais responsabilidade e escolher a pessoa que vai reger nosso paĂ­s", falou.

Hoje, aos 25 anos, a vendedora jĂĄ confirmou que estĂĄ em dia com a justiça eleitoral para conseguir votar.

"Estou bem atenta aos candidatos, procurando saber sobre eles, a pessoa deles. É muito importante conhecermos essa pessoa, saber quais são os ideais e as ideias dela",

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal / Cartório Eleitoral

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato