SâoTomé das Letras, cidade mística que é a casa do STL Festival

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 04/04/2023 às 20:30:50
Cruzeiro, São Tomé das Letras (MG) — Foto: Cauê dos Santos

Cruzeiro, São Tomé das Letras (MG) — Foto: Cauê dos Santos


Foi assim que exclamou o vídeo institucional apresentado durante a última edição do STL Festival, em 2022, e que explica o motivo de São Tomé ser a inspiração e a sede do evento, que este ano acontece no dia 30 de abril.

Localizada no Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, São Tomé das Letras é um dos seis destinos mais procurados no estado e tem características que a fazem ter um turismo único.

Conhecida por ser uma das cidades mais místicas do Brasil, ela apresenta atrativos muito diversificados, misturando um estilo alternativo e a tradição local, repleta de mistérios e magias que fazem com que seus frequentadores sejam verdadeiros amantes desta "experiência" chamada São Tomé das Letras.


Alguns dos motivos


que fizeram


SãoTomé das Letras


ser buscada


por turistas e sediar


o STL Festival.

A pedra

Para explicar São Tomé, é preciso voltar nos primórdios, desde sua geologia. A cidade, localizada a mais de 1,4 mil metros acima do nível do mar, foi construída sobre uma grande rocha de quartzito. A popularmente conhecida pedra São Tomé é uma das particularidades da cidade e marca muito a cultura e a economia ao longo de sua história.

Quem visita a cidade, pode avistar pela estrada de Três Corações a serra São Tomé marcada de tons areia, são as pedreiras, que desde o século passado fazem a extração do quartzito para fins comerciais.

A famosa pedra São Tomé hoje é exportada para diversos lugares do mundo, servindo como piso de piscina, acabamento interno e revestimento de parede, e durante muitos anos foi a base da economia local.

 Igreja de Pedra é uma das construções mais belas da cidade — Foto: Pamela Desire

Igreja de Pedra é uma das construções mais belas da cidade — Foto: Pamela Desire

Ao andar pelas ruas, a pedra ganha mais destaque, compondo uma estética muito peculiar. Além do chão, é possível encontrar diversas casas, casarões e a famosa Igreja de Pedra (Igreja Nossa Senhora do Rosário), construídos com uma técnica única de pedra sobre pedra, que inclusive é inventariada como patrimônio imaterial do município, e que traz uma beleza ímpar para o lugar.

No artesanato, as pedras são utilizadas para a confecção de reproduções miniaturas das construções vistas na localidade. A arte também é inventariada como patrimônio imaterial do município e se tornou uma lembrança quase obrigatória para levar da cidade.

 As casinhas de pedra São Tomé fazem parte da cultura local e são muito apreciadas pelos turistas — Foto: Maíra Aragão

As casinhas de pedra São Tomé fazem parte da cultura local e são muito apreciadas pelos turistas — Foto: Maíra Aragão

O misticismo

A ligação de São Thomé com o misticismo acontece desde seu mito de origem.

Uma das versões contadas sobre a lenda é que um escravizado chamado João Antão havia fugido para a montanha e se escondido numa gruta onde recebeu a visita de um homem de vestes brancas, após essa aparição, uma estátua de São Tomé foi encontrada no local.

O refúgio em questão é a gruta São Tomé, localizada ao lado da praça da Matriz, onde consta pinturas rupestres, as "letras", dando origem ao nome da cidade.

"Uma das versões ditas é que essas pinturas rupestres teriam sido feitas por índios Cataguases, eles utilizavam de urucum e banha de passarinho para fazer a própria tinta e marcar território.

A história diz que quando o santo apareceu, as marcas já estavam ali e assim deu nome para a cidade de São Tomé das Letras " relata José Sebastião, guarda municipal responsável pela Gruta São Tomé.

José Sebastião cuida da Gruta São Tomé e explica para os turistas a história que dá nome à cidade — Foto: Maíra Aragão

José Sebastião cuida da Gruta São Tomé e explica para os turistas a história que dá nome à cidade — Foto: Maíra Aragão

Pinturas rupestres presentes na entrada da Gruta São Tomé — Foto: Maíra Aragão

Pinturas rupestres presentes na entrada da Gruta São Tomé — Foto: Maíra Aragão

Além da lenda de fundação, o local possui muitas narrativas que o ligam com o sobrenatural. Uma das histórias contadas é que a cidade seria um dos sete pontos energéticos da Terra.

Também há o mistério em torno da Gruta do Carimbado, que segundo a lenda, chegaria em Machu Picchu. Aparições de ETs, ovnis, fadas, duendes e gnomos também são relatadas pelos frequentadores do lugar.

Chico Taquara, personagem folclórico do município, também reforça a magia e mistérios de São Tomé.

O eremita habitou algumas grutas da cidade e, segundo os relatos, realizou curas milagrosas, sendo lembrado e homenageado em diversos pontos com esculturas e a praça que leva o seu nome.

A natureza

Situada numa área de transição de vegetação entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado, São Tomé é uma cidade muito rica quando o assunto é natureza.

Por ser uma região montanhosa, possui diversos pontos de observação, como o conhecido Parque Antônio Rosa, ponto turístico mais visitado da cidade e que contempla, por exemplo, um dos mais conhecidos pôr do sol do Brasil, na famosa casa da Pirâmide.

Todos os dias, turistas e munícipes sobem até o Parque Antônio Rosa para apreciar o pôr do sol na casa da Pirâmide — Foto: Maíra Aragão

Todos os dias, turistas e munícipes sobem até o Parque Antônio Rosa para apreciar o pôr do sol na casa da Pirâmide — Foto: Maíra Aragão

Outro destaque que atrai os turistas são as cachoeiras. São mais de 20 catalogadas de fácil e difícil acesso, tendo atrações que são adequadas para público de todas as idades, tendo, inclusive, várias cachoeiras com investimento em acessibilidade.

As diversas grutas presentes na região também tornam o lugar ainda mais atraente e misterioso. Além das já citadas Gruta São Tomé, a mais visitada, e a Gruta do Carimbado, que atualmente está interditada, a cidade possui muitas grutas que estão disponíveis para visitação do público.

Destaque para o distrito de Sobradinho de Minas, localizado cerca de 18 km da cidade, e que contempla as grutas do Índio, do Labirinto e a gruta de Sobradinho, que tem acesso fácil e que, na saída, surpreende o público com a cachoeira da Gruta, uma experiência única e inesquecível para todas as idades.

Gruta de Sobradinho é de fácil acesso e um dos passeios mais visitados por famílias — Foto: Amantes de Estrada

Gruta de Sobradinho é de fácil acesso e um dos passeios mais visitados por famílias — Foto: Amantes de Estrada

A diversidade

Ao longo de sua história, São Tomé atraiu pessoas de todos os cantos do mundo, possuindo atualmente uma população muito diversificada. Entre seus quase 7 mil habitantes, é possível ver várias etnias, nações, tribos urbanas e a presença de diversos credos e ideologias.

"A diversidade da população, para mim, é meio que uma vocação da cidade no mundo contemporâneo. A própria formação do arraial já está ligada ao movimento globalizante, com a invasão europeia e a formação do sistema colonial, com toda diversidade cultural existente. Já no mundo contemporâneo, o turismo contribuiu muito, pois a cidade consegue contemplar vários tipos de anseios.

O que as pessoas procuram aqui, elas vão encontrar. Quem vem morar em São Tomé sente que aqui é um lugar onde ela tem a liberdade de ser quem ela é, pois aqui todos têm o seu espaço", afirma Atahualpa Chamorro, historiador letrense.

Na cidade, há a presença de diversas manifestações culturais, desde a local, que a população nativa mantém viva com tradições como a Folia de Reis, até a cultura "hippie", com os conhecidos malucos de BR e seu artesanato.

A música ao vivo está presente em mais de 30 estabelecimentos da cidade e é um dos principais atrativos noturnos. Muitos artistas escolheram São Thomé para residir, inclusive o cantor Ventania, que estará presente no STL Festival.

Ventania está entre as atrações confirmadas no STL Festival — Foto: Divulgação/Maira Aragão

Ventania está entre as atrações confirmadas no STL Festival — Foto: Divulgação/Maira Aragão

O Festival

Tanta diversidade e opções fazem de São Tomé uma cidade para todos! A pedra, o misticismo, a natureza e a diversidade são apenas alguns destaques que a tornam tão especial e o porquê dela ser o local escolhido para ser a casa do STL Festival desde sua criação, em 2016.

O evento propõe uma conexão entre música boa, energia positiva, natureza e toda a magia de São Tomé, cenário perfeito para viver bons momentos.

"O STL tem um diferencial dos outros festivais, a cidade! O nosso berço é São Thomé. Quando a pessoa viaja para o festival ela tem a oportunidade de vivenciar toda a experiência da cidade, conhecer os pontos turísticos, as cachoeiras, e nós juntamos tudo isso com o STL Festival!" explica Alexandre Coelho, fundador do evento.

Neste ano, o STL Festival 2023 acontece dia 30 de abril, véspera do feriado do Dia do Trabalho, e traz um line-up muito diversificado com Filipe Ret, Matuê, Criolo, Natiruts, Mato Seco, Maneva convida Ventania, Pitty e CPM 22.

O STL Valley, local onde acontece o evento, abre suas portas entre os dias 28,29,30 de abril e 1 de maio, com área de camping completa, atividades especiais e shows exclusivos no palco Valley nos dias 28 e 29, com Armandinho, 3030, Cidade Verde Sounds e Ventania.

O 4º lote do Festival STL está disponível exclusivamente pelo IPASS (por este link).

O 2º lote para o STL Valley está disponível exclusivamente pelo IPASS (clique para saber mais).

O ingresso para o STL Festival deverá ser comprado à parte e é obrigatório para a entrada no camping.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato