HOSPITAL VAZ MONTEIRO de Lavras. realiza procedimento cardĂ­aco inĂ©dito em Minas na vĂĄlvula atrial do coração

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 07/03/2024 às 08:44:36

Cardiologia com uso de tecnologia inédita em Minas Gerais

A equipe de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro realizou na Ășltima semana um tratamento minimamente invasivo da Fibrilação Atrial com absoluto sucesso.

A novidade é que pela primeira vez em Minas Gerais foi utilizado o equipamento Rhythmia HDX, da Boston Scientific Corporation, um dos lĂ­deres em tecnologia médica do mundo e dos maiores gigantes do setor nos Estados Unidos.

A Fibrilação Atrial é a arritmia cardĂ­aca mais frequente na população.

Em geral o quadro é responsĂĄvel por aproximadamente 30% de todas as internações hospitalares por arritmia, podendo causar sintomas como palpitações, fadiga e falta de ar.

Além disso, a Fibrilação Atrial aumenta de maneira significativa a ocorrĂȘncia de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), os temidos "Derrames", especialmente quando não tratada e não acompanhada por um profissional médico.

Isso acontece porque as pessoas com Fibrilação Atrial são cinco a sete vezes mais propensas a formar coĂĄgulos de sangue no interior do coração.

Uma vez formados eles se deslocam pelo coração, saindo através da aorta e posteriormente indo pelas artérias carótidas e vertebrais ao cérebro, causando a obstrução do fluxo sanguĂ­neo arterial (embolia), levando ao AVC do tipo isquĂȘmico (por entupimento de vasos sanguĂ­neos arteriais), que posteriormente pode inclusive se tornar um AVC hemorrĂĄgico, ainda mais complexo.


O diagnóstico da Fibrilação Atrial é facilmente feito através de um eletrocardiograma em uma consulta cardiológica ou com clĂ­nico geral.

Seu tratamento consiste em controle da frequĂȘncia cardĂ­aca e, quando possĂ­vel, tentativas de reversão ao ritmo normal, seja através de medicamentos, de cardioversão elétrica ou, por fim, pela ablação dessa arritmia, o que possibilita a eliminação definitiva da doença através de tratamento pouco invasivo.

Esta Ășltima opção é oferecida com exclusividade em Lavras e região pelo Hospital Vaz Monteiro

Trata-se de um dos tratamentos mais avançados para a eliminação da Fibrilação Atrial e jĂĄ era disponĂ­vel no Hospital Vaz Monteiro.

Aliado à utilização do equipamento Rhythmia HDX, o procedimento torna-se ainda mais avançado e seguro para a Ablação da Arritmia, sendo que através da simples punção de uma veia cateteres diagnósticos e terapĂȘuticos são levados até o coração para mapear e posteriormente eliminar os focos responsĂĄveis por essa arritmia, com taxas de sucesso terapĂȘutico de longo prazo de até 70%.

No procedimento realizado no dia 27/02, a equipe coordenada pelo Dr. Marcos Cherem efetuou, com sucesso, a ablação de fibrilação atrial em um paciente jovem, que, com menos de 24 horas, recebeu alta para sua residĂȘncia.

"Novamente o Vaz Monteiro traz para Lavras, sempre através de muito trabalho, tratamentos de ponta que trazem alta possibilidade de resolução como ocorreu, graças a Deus, nesse caso" afirmou o Dr. Marcos Cherem.

Crédito: Divulgação

Participaram do procedimento os seguintes profissionais: cardiologista Marcos Cherem, hemodinamicista Dirceu Dias Sobrinho, arritmologista Ricardo Ferreira da Silva e a anestesiologista Ludmilla Carvalho.

"Lamentamos apenas não termos conseguido, até o momento, o credenciamento do SUS para que possamos levar esse e outros tratamentos avançados em cardiologia para toda a população de Lavras e região" completou o cardiologista Marcos Cherem.

Diretor Técnico: Dr. Ricardo Gama de Oliveira - CRM/MG- 20.725

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato