Variante do coronavírus pode trazer novo pico de casos de Covid-19 para o Sul de MG, diz pesquisador

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Da Redação em 15/03/2021 às 22:12:24

Professor fala sobre o novo pico da Covid-19 e tira dúvidas de telespectadores da EPTV
O número de casos de Covid-19 está em alta há pelo menos duas semanas no Sul de Minas.

Só na segunda-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais 41 mortes e outros 2.180 novos registros na região. Hospitais da região já estão quase no limite de internações e a situação pode piorar devido à ação da nova variante P1.

Segundo um estudo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas Gerais pode ter um novo pico da doença com até cinco vezes mais registros do que o de julho do ano passado.

De acordo com o professor de epidemiologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sinézio Inácio da Silva, as últimas semanas já apontam para um novo pico também no Sul de Minas.

"Em janeiro, que nos precedeu o mês de janeiro, nós batemos seguidamente recordes da chamada média móvel semanal, se nós considerarmos os casos desde o carnaval, só nesse trecho dessa curva, de fato nós podemos em uma semana bater o recorde que foi alcançado em termos de média de casos por semana, no final de janeiro. Tanto no Sul de Minas, quanto em Minas Gerais. Em termos de números absolutos de casos, a Secretaria de Estado de Saúde infelizmente acho que ela não está realmente errada", disse o professor.

Nova variante do coronavírus pode trazer novo pico de casos de Covid-19 para o Sul de MG, diz pesquisador .

Segundo o professor, as curvas de crescimento de casos, mortes e internações estão subindo ao mesmo tempo.

"Infelizmente nós estamos observando a chamada sincronização das curvas epidêmicas nos municípios, as curvas de crescimento de casos, mortes e internação, estão se generalizando. Então quando isso acontece, mesmo sem estarmos na iminência que estamos de atingir esse pico de casos, isso já é extremamente grave. Isso acontecendo com uma iminência da gente alcançar esse novo recorde, será bastante preocupante e isso é claro está ligado a essa nova variante que já está circulando com mais força em Minas, que é mais transmissível e mais resistente ao sistema imunológico", disse o professor.

Ainda conforme o professor, a recente alta de casos já tem relação com a nova variante P1, que já começa a ganhar força em Minas Gerais.

"A curva, a partir da curva, da sequência do número de casos, são feitas equações, projeções, que a gente sempre espera que sejam frustradas porque se as medidas são retomadas, a gente pode reverter isso.

Isso não é uma fatalidade. Agora o que está entrando nessas equações também são o fator da nova variante, essa chamada variante P1, que é mais transmissível e ela pode escapar do sistema imunológico em metade dos casos, de pessoas que podem ter sido reinfectadas ou mesmo as pessoas que foram vacinadas e ainda não desenvolveram imunidade, considerando isso tudo é que esses números propagados pela Secretaria de Estado, que eles foram informados, é uma infeliz probabilidade realmente", disse o professor.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato