Conceição do Rio verde

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 30/06/2021 às 13:52:45
Conceição do Rio Verde teve origem em 1732, quando Inácio Carlos da Silveira ganhou uma sesmaria na região de Nossa Senhora da Conceição.

Maikon Bukater

Economia

Principais atividades econômicas:

Café de grande valor de exportação;

Leite;

Soja;

Gado de Corte;

Plantação de Eucalipto;

Girassol;

Aveia;

Fabrica de Couro;

Fabrica de Corte e Costura e outros.

História

Conceição do Rio Verde teve origem em 1732, quando Inácio Carlos da Silveira ganhou uma sesmaria na região de Nossa Senhora da Conceição, à beira do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada a esta santa.

Já em 1778, Damião Rodrigues Gomes e sua esposa doaram terrenos ao redor desta capela para formação do patrimônio da mesma criada em 1839, que teve como seu primeiro vigário, o padre Francisco Antônio Grilo.

No ano de 1901 foi criada a vila de Águas Virtuosas (atual Lambari) e o povoado de de Conceição do Rio Verde passou a ser um dos distritos daquele município.

A lei estadual nº 556, datada de 30 de agosto de 1911 criou o município de Conceição do Rio Verde, com território desmembrado dos municípios de Lambari e Baependi, cuja instalação se deu em 10 de julho de 1912.

Em 1913, o governo do estado baixou ato que transformou todas as vilas em cidades. Na época, a população de Conceição do Rio Verde já era de aproximadamente duas mil pessoas.

A primeira Câmara Municipal foi instalada no dia 2 de junho de 1912 e teve como presidente o Capitão José Lúcio Junqueira. Em 25 de outubro de 1913 teve início o abastecimento de água potável do município, em conformidade com a Lei nº 8, de 17 de setembro de 1913.

Em 27 de dezembro de 1948 foi criado o Distrito de Águas de Contendas e anexado ao município de Conceição do Rio Verde através da Lei Estadual nº 336. A Comarca foi criada pela Lei Estadual nº 1093, de 21 de junho de 1954 e instalada no dia 28 de março de 1955, quando tomaram posse o primeiro Juiz de Direito, Dr. Manoel Altomare Nardy e o primeiro Promotor Público, Antonio Gonçalves Ferreira.

O primeiro prefeito foi Lúcio Bernardes Carneiro, que tomou posse no dia 16 de janeiro de 1931.

No dia 13 de fevereiro de 1974, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o título e foi elevada à dignidade de basílica, pelo papa Paulo VI. A cerimônia de instalação ocorreu a 30 de agosto do mesmo ano, com a presença de vários bispos e padres, na solene celebração, dentre eles Dom Othon Motta, bispo diocesano da Campanha e Padre Cândido Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Conceição do Rio Verde. Na arquitetura da basílica, destacam-se as imagens dos doze apóstolos de Cristo, colocadas em cada uma das colunas da nave, em semelhança com a basílica abacial de São Bento, em São Paulo.

Maikon Bukater

Maikon Bukater

ÁGUA MINERAL DE CONTENDAS – Possui componentes químicos raros.

Maikon Bukater

Água mineral gasosa – Localizada no Parque das Águas de Contendas.

Você já ouviu falar de um mineral chamado vanádio? Pesquisas apontam que o consumo desta substância retarda o envelhecimento precoce e oferece vários benefícios para o seu corpo! O interesse científico surgiu depois do aparecimento de evidências que mostravam o elemento como coadjuvante na prevenção e tratamento de algumas doenças. Em 1932, por exemplo, cientistas fizeram uma descoberta que chamou a atenção da comunidade diabética: a molécula age no organismo como um hormônio produzido pelo corpo, a insulina.

Mas, como o vanádio age no nosso organismo? Quais são esses benefícios? Onde a gente pode encontrar esse mineral? Para tirar essas dúvidas, separamos algumas informações e dicas para você ficar por dentro da substância que promete revolucionar sua saúde.

COMBATE AO ENVELHECIMENTO PRECOCE

Com ação antioxidante, o mineral tem o poder de quebrar os radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da nossa pele, e corpo como um todo. Assim, a substância ajuda a purificar a ação tóxica dessas moléculas, deixando o organismo mais limpinho. As propriedades do vanádio são tão ricas que podem ser comparadas às de frutos do mar, arroz integral, feijão, ovo e óleos.

AUXÍLIO NO TRATAMENTO AO DIABETES

Cientistas descobriram em um estudo lá de 1932 (mais recentemente a University of Pittsburgh Medical Center confirmou) que a molécula tem ação parecida com a insulina. Ou seja, ela estimula a captação de glicose pelas células de maneira semelhante ao hormônio. Resumindo: o vanádio ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo os efeitos da diabetes tipo 2.

PREVENÇÃO AO COLESTEROL ALTO

O vanádio inibe a absorção de colesterol pelo organismo, assim evita com que a gordura se acumule na parede das artérias e veias. A gente sabe como essa deposição prejudica nosso corpo, não é? A alta do colesterol entope vias do sistema circulatório, podendo causar ataques cardíacos e outros problemas! Com a diminuição de gordura correndo no sangue, órgãos como o fígado, pâncreas e vesícula biliar são beneficiados.

10 Motivos pra beber ÁGUA MINERAL DE CONTENDAS

1. Água mineral alcalina com pH 10 direto da fonte com Vanádio a 0,34mg/l, uma combinação rara no mundo.

2. Promove o equilíbrio do corpo.

3. Proporciona ação inibidora da síntese de colesterol, prevenindo o AVC.

4. Ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue a condução da glicose e aminoácidos nas células.

5. O pH 10 auxilia na contenção do acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias.

6. Reforça o sistema imunológico.

7. Acelera a cicatrização.

8. Combate a acidez provocada pelos alimentos, evitando sintomas como queimação e fluxo gástrico.

9. O Vanádio é um antioxidante natural que combate o envelhecimento e apresenta propriedades semelhantes a dos frutos do mar e óleos nobres.

10. O Vanádio auxilia a regular o sistema circulatório, beneficiando o sistema nervoso central e ajuda a reduzir a incidência de ataque cardíaco.
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato