Número de atendimentos de pacientes com síndromes gripais aumenta 300% na semana em Passos

O avanço da COVID-19 em Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 05/01/2022 às 15:38:16

Preocura de atendimentos de pacientes com síndromes gripais aumentou em 300% nesta semana em Passos (MG). Por causa disso, o município determinou a ampliação do horário de funcionamento de alguns centros de saúde para responder à demanda de pacientes com sintomas respiratórios.


Só na Santa Casa da cidade, 18 crianças estão internadas com sintomas da gripe. Segundo a secretária de Saúde, Vanessa Cristina Silva Freire, ainda não é possível dizer se há um surto, mas um caso da variante H3N2 da gripe já foi confirmado.

"A gente está em alerta, ainda não sabe falar ao certo se realmente é um surto, mas a gente já tem um caso confirmado no município de H3N2, então a gente já estava em alerta, é muito preocupante no momento, em alerta, e fazendo uma análise, reorganizando o serviço para fazer todo esse atendimento", disse a secretária.

Número de atendimentos de pacientes com síndromes gripais aumenta 300% na semana em Passos — Foto: Reprodução/EPTV

Número de atendimentos de pacientes com síndromes gripais aumenta 300% na semana em Passos — Foto: Reprodução/EPTV

Ainda segundo ela, é preciso uma confirmação laboratorial para se saber se a nova variante é a que está elevando os casos de gripe na cidade.

"A gente ainda não tem confirmado no município via laboratorial, a suspeita ainda é clínica, a gente deve ter a notícia nos próximos dias, a gente já mandou algumas amostras para o laboratório, estamos coletando mais algumas que a gente vai enviar, então a gente tem que esperar essa certeza via Funed, mandando esses relatórios para gente via laboratorial", disse a secretária.

A secretária disse que as unidades de saúde do município estão se readequando para dar conta de atender a todas as demandas de pacientes com síndromes gripais.

"Esta semana a gente teve um aumento muito significativo mesmo, então a gente fez uma estratégia nova nas unidades de saúde, colocou um horário reservado para atendimentos em síndromes gripais no período da tarde, a nossa unidade de pronto-atendimento teve uma procura muito grande, então a gente montou essa estratégia nova para ajudar. A gente precisa confirmar realmente qual é o vírus que está em circulação, a gente ainda não tem a certeza que é a H3N2", completou.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Passos

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato