Rede de reabilitação atende pacientes que tiveram sequelas da Covid-19 em Poços de Caldas, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 01/10/2020 às 17:21:11
Município estima que 45% deles apresentam algum tipo de sequela após terem alta; cidade já tem mais de 1,2 mil casos confirmados da doença. Poços de Caldas sai do Minas Consciente e publica decretos com novas flexibilizações

Uma rede de atenção em reabilitação foi montada em Poços de Caldas (MG) para atender pacientes que tiveram a Covid-19. O município estima que 45% deles apresentam algum tipo de sequela após terem alta. A cidade já tem mais de 1,2 mil casos confirmados da doença.

"Eles desenvolvem um cansaço a pequenos esforços, coisas simples como trocar de roupa, comer para eles, é uma dificuldade muito grande. E a perda muscular desses pacientes, porque eles ficam mais parados, mais acamados e decorrente do repouso, é muito grande", disse o fisioterapeuta Ricardo César de Almeida Ferreira.

Rede de reabilitação atende pacientes que tiveram sequelas da Covid-19 em Poços de Caldas

Reprodução EPTV

A rede conta com três clínicas do município e seis conveniadas. O coordenador do setor destaca a importância desses atendimentos na melhora de vida dos pacientes que tiveram a doença.

"Cada paciente vai reagir de uma forma diferente à infecção da Sars-Cov. Tem pessoas que podem ter o acometimento respiratório puro e simples, tem pessoas que vão sofrer de dor generalizada ou tudo junto, tem pessoas que vão ter algum problema vascular ou cardiovascular, como nós já sabemos essa patologia ela provoca embolias, trombos, e se o trombo vai parar em uma artéria coronária pode infartar ou numa cerebral, vai fazer um AVC, você tem muitas sequelas desses acometimentos", disse o coordenador de fisioterapia, João Carlos Naldoni Júnior.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato